Results for 'Evane Adegundes Soares Lima'

963 found
Order:
  1.  14
    A teologia imaginativa de C. S. Lewis: um estudo a partir de O sobrinho do mago e A última batalha.Evane Adegundes Soares Lima - forthcoming - Horizonte:1407.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    A teoria habermasiana em um movimento formativo realizado durante a pandemia de covid-19 : as funções mediadoras em foco.Letícia Soares Fernandes, Allana Ladislau Prederigo & Mariangela Lima de Almeida - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:496-510.
    Considerando a importância dos processos de formação continuada de profissionais da educação, objetiva-se analisar um movimento formativo de Gestores de Educação Especial no ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19, por meio das funções mediadoras da relação teoria e prática, sustentada no referencial teórico de Habermas e os autores Carr e Kemmis. Realiza-se uma análise documental de cunho qualitativo do Grupo de Estudo-Reflexão: Gestão de Educação Especial enquanto processo formativo. Os grupos de estudo-reflexão estão alicerçados na pesquisa-ação e se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    Bacon Puro Empirista: Considerações Acerca da Interpretação de Karl Popper.Helton Lima Soares - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):78.
    A presente pesquisa objetiva discutir a leitura de Karl Popper sobre os escritos de Francis Bacon no que concerne ao método científico. Popper afirma que Bacon é um puro empirista, na medida em que o filósofo inglês sugere a indução como método seguro à ciência, e concebe as teorias científicas a partir da observação direta da natureza, ou seja, a partir da experiência. Mas será mesmo que Bacon pode ser considerado um puro empirista como afirma Popper? Na tentativa de responder (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    Uma análise da leitura de Popper acerca do antiteoricismo de Bacon.Helton Lima Soares - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):61.
    O presente artigo tem como objetivo analisar a interpretação de Popper acerca de um suposto antiteoricismo, que se manifesta na ideia de purificação da mente e na defesa da observação como ponto inicial da ciência, em Francis Bacon. Popper considera que tal posição antiteórica, a que deu o nome de “observacionismo”, supervaloriza o papel da observação no método científico. Procuramos discutir se Bacon realmente assume tal posição e em quais circunstâncias a leitura popperiana é possível. Nossa hipótese é de que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    Considerações acerca dos conceitos de autorreflexão e emancipação na pesquisa-ação.Letícia Soares Fernandes, Allana Ladislau Prederigo, Rafael Carlos Queiroz, Gustavo Falcão Santana & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:157-174.
    Toma-se como objetivo tecer considerações acerca do conceito de autorreflexão e emancipação, entrelaçando-o à pesquisa-ação, por meio do diálogo entre Jürgen Habermas, Theodor W. Adorno, Wilfred Carr e Stephen Kemmis. Os conceitos de autorreflexão e emancipação surgem na Escola de Frankfurt através de Adorno e são incorporados por Habermas, que dá outro sentido a eles. Carr e Kemmis, ao refletirem sobre a pesquisa-ação emancipatória na educação, tomam Habermas como alicerce e constituem o conceito de autorreflexão crítica. A partir das considerações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  28
    Conceptual framework for the ethical climate in health professionals.Graziele de Lima Dalmolin, Taís Carpes Lanes, Camila Milene Soares Bernardi & Flávia Regina Souza Ramos - 2022 - Nursing Ethics 29 (5):1174-1185.
    The ethical climate is the perception of health professionals about the work environment, meaning the reflection on care practices and ethical-related decisions. There are extensive studies in the international literature about the ethical climate, but there are still theoretical gaps about it in health services. In this reflection article, the objective was to explore conceptual components about the ethical climate, proposing new elements of analysis of the construct. The starting point was the accumulated knowledge itself, the possibilities for expansion, and (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  7.  7
    Análise comunicativa da pesquisa-ação pela via dos círculos argumentativos.Mariangela Lima de Almeida, Bárbara Rebecca Baumgartem França, Gabriela Melo Santana de Oliveira, Letícia Soares Fernandes, Nazareth Vidal da Silva, Rafael Carlos Queiroz & Rayner Raulino E. Silva - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7396.
    O texto tem como objetivo discutir acerca de uma estratégia metodológica para análise de dados em estudos de pesquisa-ação fundamentada na teoria de Jürgen Habermas, denominada por Círculos Argumentativos. Concebe-se a pesquisa-ação para além de uma abordagem metodológica, que tem como pressupostos centrais a relação entre pesquisador e participante, e da ação para a mudança. Assim, a pesquisa-ação, em virtude de sua processualidade, necessita de um método de análise capaz de explorar, em conjunto com os autores-pesquisadores, os distintos movimentos do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    Produção de dados pela via dos espaços discursivos.Mariangela Lima de Almeida, Allana Ladislau Prederigo, Rafael Carlos Queiroz, Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto, Islene da Silva Vieira & Gustavo Falcão Santana - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7352.
    Em busca de superar uma racionalidade reducionista instaurada por décadas na produção de conhecimentos na área da educação, propomos neste artigo, considerando a teoria do Agir Comunicativo, realizar uma discussão sobre os Espaços Discursivos. Estes vêm se configurando em uma proposta para produção de dados, de modo a considerar a intersubjetividade dos sujeitos e a autorreflexão como meios constituintes de saberes. Seus princípios estão alicerçados na ética do discurso desenvolvido por Habermas. A construção da metodologia em tela, tem-se dado pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  23
    Espacios Discursivos Como Posibilidad de Formación Humana y Inclusión.Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto, Nazareth Vidal da Silva, Mariangela Lima de Almeida & Gabriela Melo Santana de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:278-295.
    Os Espaços Discursivos, fundamentados nos conceitos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, possibilita por vias democráticas, debates sobre formação, gestão e inclusão escolar no âmbito das Redes de colaboração estabelecidas entre a universidade, as redes de ensino municipais, estadual e com Instituições de Ensino Superior de países lusófonos; pela via do projeto de pesquisa e extensão. Busca-se compreender o Espaço discursivo como espaço de participação entre sujeitos que mediante o discurso, apresentam argumentos para elaboração de consensos e fortalecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  16
    Racionalidade Comunicativa Como Pressuposto Na Formação Continuada de Gestores de Educação Especial.Allana Ladislau Prederigo, Letícia Soares Fernandes & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:212-227.
    O trabalho tem como objetivo geral evidenciar a formação continuada de profissionais da educação a partir das contribuições dos pressupostos habermasianos no tocante à racionalidade comunicativa. Advoga-se acerca da necessidade de pensar novas formas de realizar ações formativas com os profissionais da educação, que os tomem como autores da sua própria prática e sujeitos ativos de conhecimento, por meio da pesquisa-ação colaborativo-crítica e da ação comunicativa de Habermas. Constitui-se como um recorte de um trabalho de conclusão de curso, que teve (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Autorreflexão e pesquisa ação-crítica.Rafael Queiroz, Allana Ladislau Prederigo, Letícia Soares Fernandes, Gustavo Falcão Santana & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:184-196.
    O conhecimento tem sido objeto de reflexão e estudo em várias áreas do saber, bem como elemento-chave nas grandes transformações enfrentadas pela humanidade. Assim, a autorreflexão, conforme aponta Jürgen Habermas refere-se a um processo de análise crítica e autorreflexiva realizado por indivíduos e pela sociedade como um todo. A autorreflexão também está associada ao desenvolvimento do entendimento crítico, o que permite que os sujeitos, de modo coletivo avaliem constantemente suas próprias ações e instituições em relação aos padrões de justiça, igualdade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    Racismo Algorítmico e cultura digital: um olhar a partir da Inteligência artificial (IA).Lilian Quelle Santos de Queiroz & Arnaud Soares de Lima Júnior - 2024 - Odeere 9 (2):36-52.
    Este trabalho apresenta-se como um ensaio teórico que aborda as relações entre racismo algorítmico e inteligência artificial no âmbito da cultura digital. Como proposição metodológica baseia-se na perspectiva qualitativa utilizando-se da revisão sistemática de artigos acadêmicos, livros e publicações relevantes com ênfase nas atuais discussões acerca do Racismo Algorítmico fomentado por bases que alimentam as big techs e, por consequência, a Inteligência Artificial (IA) generativa e seus vieses, identificando desse modo, padrões e tendências no estudo do racismo algorítmico. Como considerações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Effect of the Menstrual Cycle on Electroencephalogram Alpha and Beta Bands During Motor Imagery and Action Observation.Rafaela Faustino Lacerda de Souza, Thatiane Maria Almeida Silveira Mendes, Luana Adalice Borges de Araujo Lima, Daniel Soares Brandão, Diego Andrés Laplagne & Maria Bernardete Cordeiro de Sousa - 2022 - Frontiers in Human Neuroscience 16.
    Female sex steroids can affect the motor system, modulating motor cortex excitability as well as performance in dexterity and coordination tasks. However, it has not yet been explored whether FSS affects the cognitive components of motor behavior. Mu is a sensorimotor rhythm observed by electroencephalography in alpha and beta frequency bands in practices such as motor imagery and action observation. This rhythm represents a window for studying the activity of neural circuits involved in motor cognition. Herein we investigated whether the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Identifying Knowledge and Communication.Eduardo Coutinho Lourenço de Lima - 2006 - Principia: An International Journal of Epistemology 10 (2):125-141.
    In this paper, I discuss how the principle of identifying knowledge which Strawson advances in ‘Singular Terms and Predication’ (1961), and in ‘Identifying Reference and Truth-Values’ (1964) turns out to constrain communication. The principle states that a speaker’s use of a referring expression should invoke identifying knowledge on the part of the hearer, if the hearer is to understand what the speaker is saying, and also that, in so referring, speakers are attentive to hearers’ epistemic states. In contrasting it with (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  69
    Proceedings from the IV Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (IV BRISPE): Goi'nia, Brasil. 17-18 November 2016. [REVIEW]A. S. C. Abreu, H. S. Selistre-de-Araujo, D. Guilhem, M. R. C. G. Novaes, N. R. A. Silva, M. Palácios, P. G. Camacho, M. Russo, A. Abreu, S. Cruz-Riascos, L. V. R. Rezende, A. C. Quintela, J. Leta, E. Damasio, H. H. Caiaffa Filho, R. M. Catarino, A. A. B. Almodóvar, A. P. Vicentini, B. C. Machado, M. M. Sorenson, J. R. Lapa E. Silva, A. Palma, R. M. V. R. Almeida, E. H. Watanabe, D. Foguel, S. M. R. Vasconcelos, C. A. Guimarães, A. Schtscherbyna, J. C. Amaral, H. G. Falcão, F. R. Mota, S. C. Bourguignon, R. Kant de Lima, S. Liskauskas, M. C. Cassimiro, J. Araújo, A. S. Carvalho, M. Patrão Neves, F. M. Litto, M. D. P. Silva, L. S. Gracioso, A. C. Furnival, P. M. Lourenço, V. Ronchi, M. M. M. Machado, R. Amaral, M. D. Ribeiro, R. Neves, V. C. Garbocci, M. Fontes-Domingues, P. Biancovilli, R. T. Souza, P. V. S. Souza, D. C. Machado, C. C. Santos, A. M. Gollner, H. S. Pinheiro, G. A. Fófano, A. A. P. Santa Rosa, C. H. Debenedito Silva, A. M. M. Soares, M. M. P. Diós-Borges, E. Duarte & Gar - 2017 - Research Integrity and Peer Review 2 (Suppl 1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Cheating Death in Damascus.Benjamin A. Levinstein & Nate Soares - 2020 - Journal of Philosophy 117 (5):237-266.
    Evidential Decision Theory and Causal Decision Theory are the leading contenders as theories of rational action, but both face counterexamples. We present some new counterexamples, including one in which the optimal action is causally dominated. We also present a novel decision theory, Functional Decision Theory, which simultaneously solves both sets of counterexamples. Instead of considering which physical action of theirs would give rise to the best outcomes, FDT agents consider which output of their decision function would give rise to the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   13 citations  
  17. Corporate versus individual moral responsibility.C. Soares - 2003 - Journal of Business Ethics 46 (2):143 - 150.
    There is a clear tendency in contemporary political/legal thought to limit agency to individual agents, thereby denying the existence and relevance of collective moral agency in general, and corporate agency in particular. This tendency is ultimately rooted in two particular forms of individualism – methodological and fictive (abstract) – which have their source in the Enlightenment. Furthermore, the dominant notion of moral agency owes a lot to Kant whose moral/legal philosophy is grounded exclusively on abstract reason and personal autonomy, to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   32 citations  
  18.  50
    Emotion recognition in music changes across the adult life span.César F. Lima & Sao Luis Castro - 2011 - Cognition and Emotion 25 (4):585-598.
  19.  22
    A dança na filosofia: uma análise a partir do pensamento de Nietzsche e da obra O lobo da estepe de Hermann Hesse.Márcio J. S. Lima - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):242-252.
    This article seeks to analyze how the phenomenon of dance presents itself in philosophy, especially from the reflections of the German philosopher F. Nietzsche. To enhance our hypotheses, we will resort to the literary work The Steppenwolf by the German writer Hermann Hesse. We know that dance as a metaphor for thought is presented both throughout Nietzsche's work and in the aforementioned book by Hermann Hesse. Therefore, our analysis seeks to demonstrate how dance involves a situation of surrender and acceptance (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20. Indexicality and action: why we need indexical beliefs to motivate intentional actions.Juliana Faccio Lima - 2021 - Inquiry: An Interdisciplinary Journal of Philosophy 64 (7):711-731.
    ABSTRACT Are indexical beliefs necessary to explain intentional bodily actions? De se believers argue that we cannot explain intentional bodily actions unless we appeal to indexical beliefs. De se sceptics disagree. Joining the sceptics, Cappelen and Dever have recently advanced a counterexample to de se believers's claim: a case of intentional bodily action that can be explained by their proposed indexical-free Action Inventory Model. In this paper, I argue that the de se sceptics's counterexample ultimately does not work. My argument (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  45
    Narrative Identity in Third Party Reproduction: Normative Aspects and Ethical Challenges.Natacha Salomé Lima - 2018 - Journal of Bioethical Inquiry 15 (1):57-70.
    In the last few decades, assisted reproduction has introduced new challenges to the way people conceive and build their families. While the numbers of donor-conceived individuals have increased worldwide, there are still many controversies concerning access to donor information. Is there a fundamental moral right to know one’s genetic background? What does identity in DC families mean? Is there any relationship between identity formation and disclosure of genetic origins? These questions are addressed by analysing core regulatory discourse. This analysis shows (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  22.  1
    Strawson, Esquema Conceitual e Ciência: O Caso da Percepção.Daniel Soares da Silva - 2015 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 7 (13):241-251.
    Tomando como base a percepção, este artigo visa a examinar a relação entre ciência e esquema conceitual na filosofia de P. F. Strawson. Em outras palavras, a meta é explorar como Strawson entende o papel da ciência na modificação do nosso esquema básico de ideias. Para tanto, a primeira seção expõe como Strawson entende o esquema conceitual e a distinção entre metafísica descritiva e metafísica revisionista. A segunda seção analisa, em primeiro lugar, a concepção sobre a percepção de Strawson, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. No cenário da pós-modernidade: a reiterada exigência de qualidade e excelência na educação contemporânea // Post-modern setting: the repeated demand for quality in contemporary education.Maria Lúcia de Amorim Soares, Eliete Jussara Nogueira & Luiz Fernando Gomes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):120-134.
    O texto discute a reiterada e repetida demanda pela qualidade e excelência exigida pela sociedade frente à educação contemporânea. Considerando alguns aspectos da modernidade/pós-modernidade em que vivem tanto os herdeiros de Prometeu, como os de Dionísio, caracterizados pelo hedonismo, e os de Hermes, que valorizam a comunicação, a criação e a mediação, postula-se que a educação vive sua crise de finalidade, não encontrando referências ou modelos para atualizar-se. Seu impulso legitimador foi diluído quando o cânone moderno de padrões objetivos de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Afoxés em Pernambuco: usos da história na luta por reconhecimento e legitimidade.Ivaldo Marciano de França Lima - 2009 - Topoi: Revista de História 10 (19):146-159.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  29
    “Reflexão transcendental sobre o homem” e “Filosofia Crítica”.José Edmar Lima Filho - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36303.
    Neste artigo introdutório pretendo contribuir com o debate a respeito da importância das discussões sobre a “antropologia” em Kant, na medida em que compreendo que a relação dessa com outras regiões do pensamento kantiano pode produzir uma interpretação mais próxima entre a filosofia de Kant e a realidade concreta. Para cumprir esse intento, sugiro que existe a possibilidade de se pensar a Filosofia Crítica sustentada por uma “teoria da subjetividade” que se aproxima de uma “reflexão transcendental sobre o homem”, a (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  3
    Os procedimentos idealista e materialista do investigador no trabalho de campo.Cícero José Alves Soares Neto - 2008 - Educação E Filosofia 1 (2):109-115.
    Objetiva-se refletir, neste escrito, acerca de um problema específico na formação do pesquisador de campo: o procedimento idealista ou materialista do investigador no trabalho de campo. Porém, não se cogita abordar a questão num prisma abrangente a todos que enveredam por um trabalho de campo, pois esta preocupação limita-se aos que se dedicam ao espaço das Ciências Sociais. A reflexão tem, pois, um terreno restritivo para caminhar: o pesquisador social. Entretanto, não se propõe atacar a preocupação num nível especulativo aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  22
    A educação humanista para o ensino jurídico.Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Tobyas Maia de Albuquerque Mariz & Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):175-203.
    Este estudo buscou analisar como os currículos se originaram, estabelecendo como ponto de partida a tradição romana e sua arqueologia do saber jurídico, para, em seguida, adentrar nas reflexões em torno da ciência e da técnica na modernidade, desnudando aspectos valiosos a fim de se (re)pensar uma pauta humanista nessa seara. Como opção teórico-metodológica, adotou-se a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura. Como resultado, ficou evidente a necessidade concreta de um modelo de educação jurídica que possa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  17
    A corrupção em perspectiva latino-americana: a fetichização do poder na obra política de Enrique Dussel.Daniel Pansarelli & Bruno Reikdal Lima - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):339-356.
    Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar o tema da corrupção, a partir da filosofia política de Enrique Dussel. No marco dos movimentos críticos que emergem no chamado Sul Global, a produção teórica de Dussel busca desenvolver uma estrutura que possibilite a crítica ao que denomina como fetichização do poder. Esse conteúdo é abordado como fundamento da corrupção das instituições que, despercebido pela tradição filosófica moderna, implica uma teoria política que legitima o poder corrompido. Na argumentação aqui concretizada, será (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  3
    A Questão da Analiticidade Em Kant e Frege.Arthur Henrique Soares dos Santos - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):61-74.
    Na Crítica da razão pura (1787), Kant expõe uma teoria da analiticidade que pode ser resumida nos seguintes pontos principais: a contenção dos termos, a identidade entre eles e o princípio de contradição. Com base nestes critérios, Kant pensa que a aritmética não usa juízos analíticos. Em oposição, Frege defende, nos Fundamentos da aritmética (1884), que a teoria kantiana de analiticidade é equivocada e que juízos analíticos, incluindo os aritméticos, são lógicos. Pretende-se, portanto, com o uso da literatura secundária em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Navegar é preciso; viver não é preciso: A liberdade de locomoção na internet.Jair Soares de Oliveira Segundo - 2016 - Revista Fides 7 (1).
    NAVEGAR É PRECISO; VIVER NÃO É PRECISO: A LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO NA INTERNET.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  22
    A realidade do Ensino Médio do campo no contexto da Educação das Relações Étnico-Raciais.Luana Lima Bittencourt Silva & Mary Weinstein - 2019 - Odeere 4 (8):236.
    O racismo é um dos problemas sociais que mais interferem nas relações cotidianas do ser humano, principalmente, no que diz respeito à população negra. Esse problema implica em sérias consequências no convívio entre as pessoas, gerando a necessidade de que intervenções sejam realizadas em âmbitos sociais para consciência e respeito mútuo, reconhecendo e valorizando diferenças raciais. A Educação das Relações Étnico-Raciais, que tem como pilar a Lei 10.639/2003, é uma das bases para que a temática étnico-racial possa ser discutida na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Egoí­smo contra identidades: a avaliação da moral como estética da existência e ética como amor-próprio.Jason de Lima E. Silva - 2008 - Princípios 15 (24):81-98.
    Este ensaio pretende levantar as seguintes questões: 1. de que modo é possível reconstituir o sentido de moral segundo um amor-próprio cujo conteúdo é dado menos por um isolamento ou negaçáo do outro do que por um trabalho pessoal sobre si mesmo, em vista de um êthos , de uma ética? 2. em que medida o valor da moral hoje em dia pode ser deslocado da lei universal para uma atitude de diferença, da normalidade do comportamento para o cultivo de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  1
    O Fio Condutor da História Universal Na Obra: “Ideia de Uma História Universal de Um Ponto de Vista Cosmopolita” de Immanuel Kant.Jean Michel de Lima Silva & Renata de Freitas Chaves - 2014 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 6 (11):255-267.
    A presente pesquisa tem por finalidade demonstrar o fio condutor que rege toda a história universal para Immanuel Kant. A metodologia a ser utilizada se baseia na pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, pela qual trabalharemos a edição bilíngue (Alemão-Português) da obra: “Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita”. É de se verificar que a história universal se ocupa da narrativa das ações humanas, a saber, de suas manifestações. Nesta perspectiva Kant busca uma apreensão filosófica da história (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  35
    Rui Barbosa: mito, memória e esquecimento.Wilton Carlos Lima da Silva - 2012 - Dialogos 16 (3).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    An introduction to medical ethics.Nīlimā Sinhā & Shailesh Kumar Singh (eds.) - 2012 - Bodh Gaya: Department of Philosophy, Magadh University.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  61
    Sobre a distinção argumentativa entre a área da lógica e a ética.Itamar Soares Veiga - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):147-162.
    Esta investigação trata da diferença entre as áreas da filosofia, mas essa diferenciação necessita de uma forma plausível e não dogmática em seu proceder. Para encontrar uma forma de diferenciar cada área interna da filosofia, utilizou-se uma comparação inicial com as ciências e se buscou oprocesso argumentativo como um fator principal de diferenciação. Isso se expressa mais diretamente no problema de pesquisa, que visa a investigar se as diferentes áreas filosóficas também possuem diferentes processos deargumentação. A relevância desta investigação se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  25
    Ontologia E conhecimento nos princípios da filosofia do futuro de Ludwig Feuerbach.José Edmar Lima Filho - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (2):153.
    Neste artigo pretendo discutir o tema do conhecimento como um problema filosófico no pensamento de Ludwig Feuerbach, tomando por fundamento as formulações desenvolvidas pelo pensador no escrito Princípios da filosofia do futuro. Nele comparece o interesse de Feuerbach por estabelecer a importância de uma filosofia cuja base é a realidade concreta e o reconhecimento da sensibilidade, a que nomeia “nova filosofia”. Por discutir a importância da concretude material para tematização do conhecimento, Feuerbach pressupõe a admissão de certa concepção ontológica, de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  38.  26
    Quantity evaluations in Yudja: judgements, language and cultural practice.Suzi Lima & Susan Rothstein - 2020 - Synthese 197 (9):3851-3873.
    In this paper we explore the interpretation of quantity expressions in Yudja, an indigenous language spoken in the Amazonian basin, showing that while the language allows reference to exact cardinalities, it does not generally allow reference to exact measure values. It does, however, allow non-exact comparison along continuous dimensions. We use this data to argue that the grammar of exact measurement is distinct from a grammar allowing the expression of exact cardinalities, and that the grammar of counting and the grammar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  28
    Thomas Fink entrevista Lakshmi Bandlamudi: Difference, Dialogue and Development: a Bakhtinian World.Anselmo Lima & Miriam Ruffini - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):180-197.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  25
    The Normative Authority of Social Practices: A Critical Theoretical Reading of Hegel’s Introduction to the Philosophy of Right.Erick Lima - 2020 - Hegel Bulletin 41 (2):271-293.
    What follows is an attempt to interpret Hegel’s Introduction to thePhilosophy of Rightin a way that explores the thesis of reason’s social character in light of the recent debate on Hegel’s theory of practical normativity. The discussion aims to highlight Hegel’s commitment to a ‘reconstructive’ version of the ‘immanent transcendence’ motive of Critical Theory and, more generally, to a programmatic critique of ‘deficient’ rationality and its effects on practice.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  21
    Esclarecimento e educação em Kant: a autonomia como projeto de melhoramento humano.José Edmar Lima Filho - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):59-84.
    Resumo: A presente exposição propõe a tese, com base no pensamento de Immanuel Kant, de que educação e melhoramento humano são noções que se implicam necessariamente. Isso significa que não se pode conceber, desde a posição kantiana, uma proposta pedagógica cujo cume não desemboque na construção de si do sujeito como instância racional teórico-prática. Parte-se, pela leitura imanente da opera kantiana, da necessidade da admissão da unidade da razão, para se desdobrarem os argumentos que pretendem justificar a posição da pedagogia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42.  53
    Intersubjetividade, Direito e Educação: Sobre a leitura hegeliana do “Direito Natural” de Fichte.Erick Calheiros Lima - 2007 - Dois Pontos 4 (1):11-54.
    O artigo pretende revisitar a interpretação hegeliana dos Fundamentos do DireitoNatural de Fichte, não propriamente seus elementos críticos, presentes na Differenzschrifte no Naturrechtaufsatz, mas antes a possibilidade de uma assimilação positiva. Em primeirolugar, oferecemos uma interpretação da passagem entre os §3 e §4 da obra de Fichte, entrea discussão da Aufforderung e a dedução do reconhecimento jurídico, que procura articulálacomo interface entre educação e direito. Na segunda parte, procuramos revelar o panode fundo “histórico-espiritual” que permite considerar, no jovem Hegel, um (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  43.  31
    Temperament, Executive Functioning, and Anxiety in School-Age Children Who Stutter.Mónica Soares Rocha, J. Scott Yaruss & Joana R. Rato - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  17
    Rubem Fonseca: da moldura à ekphrasis.Murilo Eduardo dos Reis - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):438-461.
    O tema do artigo são as representações de moldura e ekphrasis em A santa de Schöneberg, conto de Rubem Fonseca que tem como centro a vida e a obra do pintor EgonSchiele. O objetivo é verificar como tais procedimentos são realizados pelo narrador e de que maneira eles contribuem para o desenvolvimento da trama. Assim, tomamos como apoio teórico textos de estudiosos que tratam de moldura, da ekphrasis, da obra fonsequiana e de aspectos das narrativas breves, tais como Ortega y (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  27
    Nietzsche e Villa-Lobos: da música dionisíaca à canção folclórica.Márcio José Silveira Lima - 2018 - Discurso 48 (2):155-175.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  20
    All You Need Is Facebook Friends? Associations between Online and Face-to-Face Friendships and Health.Maria Luisa Lima, Sibila Marques, Gabriel Muiños & Cristina Camilo - 2017 - Frontiers in Psychology 8.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47. Os limites da ordem: respostas à ação da polícia em Vitória ao final do século XIX.Geraldo Antonio Soares - 2009 - Topoi: Revista de História 10 (19):112-132.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  40
    O transhumanismo e a questão antropológica.Wendell Evangelista Soares Lopes - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (55).
    Quando nos detemos à querela recente sobre o enhancement, especialmente àquela que tem colocado em lados opostos bioconservadores e transhumanistas, não pode passar despercebido que pressuposições e mesmo concepções muito ingênuas sobre o homem se encontram no fundo do debate. No estudo que apresentaremos, buscaremos mostrar duas teses: antes de tudo, tentaremos evidenciar que tal querela formada em torno do enhancement é uma reformulação da querela que outrora envolveu a arte alquímica nos tempos medievais e renascentistas – arte cujo impulso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  49.  19
    A escrita da história da Farroupilha na 1ª República brasileira.Fabrício Antônio Antunes Soares - 2024 - Araucaria 26 (55).
    O presente artigo examina como a obra historiográfica _Revoluções Cisplatinas_, de 1915, do político, diplomata e historiador Alfredo Augusto Varella, representa tanto disputa política como uma forma de escrita da história sobre a Farroupilha. A partir da hipótese de que na Primeira República, no Rio Grande do Sul, houve uma hegemonia social e política do PRR quer se investigar como a obra de Varella articulou-se com o seu contexto. Portanto, o objetivo é analisar como foi construída a narrativa sobre a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Questioning Hegemony Within White Academia.Asma Mehan, Carolina Lima, Faith Ng’eno & Krzysztof Nawratek - 2022 - Field 8 (1):47-61.
    field: Issue 8 Embodying an Anti-Racist Architecture comprises essays, articles, podcasts, drawings, designs, the cover image, and a film. ‘This Call to Action' is a document borne from dialogue, and as such derives its power from the activism that collaboration and cooperation engender. -/- Asma Mehan, Carolina Lima, Faith Ng’eno, and Krzysztof Nawratek discuss white hegemony across different geopolitical and academic spaces, mindful of the nuances of using English as their shared yet borrowed language. -/- .
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
1 — 50 / 963